STRATEGIC TOOLS TO SUPPORT MITIGATION ACTIVITIES IN KEY SECTORS (ENERGY AND WASTE) IN CABO VERDE
More...
A Direcção Geral do Ambiente tem o prazer de convidar a Vossa Excia a participar no acto de Inauguração da…
More...
Si txuba ben…Água e Saneamento Sob o lema: Preservar a Água e poupar Energia é valorizar a vida, o Ministério…
More...
teste
Actualidades
Ambiente: Governo aponta a retenção da perda do solo como maior desafio do paísCidade da Praia, 05 Jun (Inforpress) – O resgate dos trabalhos de contenção e retenção do solo para evitar a perda do mesmo é apontado pelo ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, como o maior desafio ambiental do país.
Em declarações à Inforpress, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, o governante admitiu que Cabo Verde continua com desafios “sérios” para vencer neste sector, apesar dos ganhos alcançados através dos esforços envidados na proteção ambiental.
“Um desses desafios têm a ver com a perda de grandes quantidades de solo anualmente, por isso, precisamos resgatar o nosso amor pela árvore, pelos trabalhos de contenção e retenção dos solos, de protecção da natureza, e de retomar o ritmo que fez aumentar a área ambiental do país de cinco para 23 por cento actualmente”, considerou.
Segundo Antero Veiga, o ideal era ter este ano, mais 8.000 hectares de solo com cobertura vegetal, mas o trabalho deve continuar, nomeadamente através do programa de “florestas urbanas”, com a plantação de árvore nos centros urbanos, aldeias e povoações, definida como uma “frente muito sensível para a retenção do solo”.
Outro desafio apontado pelo ministro, é a protecção da diversidade biológica, sublinhando que é preciso “reformar as acções” nesta matéria, juntamente com o princípio de desenvolvimento sustentável, ou seja, ao mesmo tempo que se promove o crescimento económico, acautelar também a coesão social e o equilíbrio ambiental.
“A acção do homem é fundamental para a construção do futuro que queremos em termos de um ambiente mais saudável, por isso, que o Dia Mundial do Ambiente é uma jornada de reflexão, em que devemos todos fazer uma pausa e reflectir sobre como melhorar a nossa contribuição na preservação ambiental”, afirmou.
Neste Dia Mundial do Ambiente, que se celebra sob o lema “Sete Bilhões de Sonhos. Um planeta. Consumir com Cuidado”, o ministro Antero Veiga vai estar a presidir, pelas 10:00, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional, a cerimónia de abertura de uma conferência intitulada “Cabo Verde sem plástico”.
Segundo as Nações Unidas, “consumir com cuidado” significa viver dentro dos limites planetários para garantir um futuro saudável, onde os sonhos podem ser realizados. Viver de forma sustentável é fazer mais e melhor com menos. É saber que as taxas crescentes de utilização dos recursos naturais e os impactos ambientais que ocorrem não são um subproduto necessário do crescimento económico.
Entretanto, às 09:00, no Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o governante abre uma outra conferência sobre o ambiente, desta feita, promovida pela instituição e destinada aos estudantes, docentes e público em geral, e às 11:00 vai estar no Liceu Domingos, a proferir uma palestra sobre o ambiente.
Às 13:00 tem programado uma visita à Escola do Ensino Básico Integrado de Banana, no concelho de São Domingos e às 16:00 vai a Pedra Badejo, em Santa Cruz, para inaugurar uma praça em Cancelo.
As comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que tiveram início em 1972, têm como objectivo assinalar acções positivas de protecção e preservação do ambiente e alertar as populações e os Governos para a necessidade de salvar o ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de acções de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas actividades programadas em função desse tema.
Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de acções individuais do cidadão ou colectivas. Nas escolas, esta data assume especial importância, com a chamada de atenção para a preservação do meio ambiente junto das crianças.